Tuba Livre a todo vapor no Facebook

terça-feira, 15 de junho de 2010

Só os vermes são fiéis

image
Notícia do Último Segundo: Um ex-agente da Polícia Federal manteve durante anos e ao mesmo tempo relacionamentos afetivos com sua ex-mulher e com uma companheira da qual ele se aproximou depois de divorciado. Em 2003, ele morreu num acidente e as duas mulheres recorreram à Justiça pedindo que fossem reconhecidas as duas uniões estáveis.

A disputa chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em maio, os ministros da 3ª Turma do STJ decidiram que é impossível no direito brasileiro reconhecer a duplicidade de uniões estáveis entre um homem e duas mulheres. A relatora do caso no STJ, ministra Nancy Andrighi, lembrou que a sociedade brasileira é monogâmica. Leia mais aqui.

Por lei, a sociedade brasileira é monogâmica. Mas isto não deveria ser uma escolha pessoal? O que está por trás dessa lei, dogmas religiosos ou motivos econômicos (necessidade do sistema capitalista)? O que tem a ver a monogamia com o modo de produção capitalista?

Deixo estas questões para você pensar e uma dica de leitura: o livro O Mito da Monogamia de David Barash e Judith Eve Lipton que mostram que a monogamia não é um comportamento humano natural.

Leia o artigo “Só os vermes são fiéis” de Jerônimo Teixeira na revista Veja, falando sobre o livro de Barash e Lipton, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
▲ TOPO ▲