Tuba Livre a todo vapor no Facebook

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Que tipo de aluno você é: Um aluno futuro “picareta”?


Há uma parcela significativa de pessoas que ainda se perguntam se vale à pena estudar.

Segundo Orlando Pavani Junior, CEO da Gauss Consulting, empresa de assessoria instrumental e consultoria especializada, ainda existem certos pais (e mães) que brigam com seus filhos quando estes manifestam desejo de estudar em detrimento a trabalhar precocemente para ajudar nas despesas da casa, havendo alguns que até fazem filhos com este objetivo!

Orlando diz que existem três tipos de acadêmicos. Veja a tabela:




Apesar de o tipo três ser o ideal para um estudante (eu era assim, eu sou assim, eu serei sempre assim), mas é bom refletir sobre os exageros impostos por nossa sociedade capitalista que exacerba o valor da competição, a ponto de contribuir para que neste século as doenças mentais, como a depressão, seja uma das maiores causas de incapacitação para o trabalho. A ponto de alguns movimentos na Europa pregarem a desaceleração: pôr um pé no freio do apetite competitivo do capital.

Picaretas, não! Escravos do mercado também não!

3 comentários:

  1. É algo a ser pensado(aliás,o que não exige parar e pensar nesse Tuba?!)Confesso que já agir das três fomrmas(isso tem um nome?),mas quero poder ser uma profissional naquilo que desejo seguir[medicina].

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso é normal, Hortência. Às vezes é preciso dar uma freada, se não adoece, como diz o post. Acho que se tivesse que mesclar alguns desses tipos de estudantes ficaria: "picareta profissional". Aí, seria péssimo!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh! E obrigada por estimar tanto o nosso trabalho! Bjosss

    ResponderExcluir

 
▲ TOPO ▲