Tuba Livre a todo vapor no Facebook

terça-feira, 9 de março de 2010

Globo - a fantástica fábrica dos sonhos

Por que será que a Globo quase não deu importância na divulgação da morte de um ator que tinha acabado de gravar uma novela na emissora?

Resposta: por que foi apenas mais um peão em um jogo armado para grandes tubarões de gravata ganharem. Aliás, "tubarão de gravata" é uma das expressões utilizadas na novela Caras e Bocas para aquele tal empresário que só queria se dar bem, custe a pobreza de quem quer que seja. Um clichê nas novelas, porém uma realidade.

Pena que o povão não percebe essas pequenas ironias. Como por exemplo, quando William Bonner comparou os telespectadores ao personagem Homer Simpson.

E acho que você nem imagina o porquê do slogam “Fábrica dos Sonhos”.

Então, continue sonhando.

Sonha... que sua vida vai ser igual uma novela.

Sonha... que um dia vai trabalhar na Globo!

Sonha... que um dia tua casa vai ser reformada no Caldeirão do Huck!

Sonha... em participa do Big Brother.

Ou melhor, sonhe que aquilo tudo é verdade, e que, por alguns momentos, todos os seus problemas acabaram.

Obs: Há algumas coisas aqui que precisam ser ponderadas para que não haja confusão. Dener Pacheco era um ator inciante, sua primeira e última novela foi Caras e Bocas, era de classe média baixa, e sonhava em ser ator e trabalhar na Globo. Vendia produtos de limpeza na rua para pagar o curso de teatro. Depois da novela, sua situação não foi do inferno para o céu, por que infelizmente, isso só a contece em novelas; estava morando em casa de parentes e foi internado em hospital público quando seu estado de saúde piorou. Conseguiu uma vaga na novela via Walcyr Carrasco, morreu e recebeu uma nota no Jornal Hoje dizendo "Morre o ator Dener Pacheco da novela Caras e Bocas"! Lógico que ele não é um Raul Cortez que a Globo pode aumentar sua audiência com uma semana de homenagem.

6 comentários:

  1. Na verdade, fábrica dos sonhos é o nomezinho dado ao PROJAC, onde são gravadas as novelas. Nomezinho apropriado.

    ResponderExcluir
  2. Esses "atorzinhos" que estão começando a carreira nas novelas - muitos deles apenas carinhas bonitas na TV, como disse o Faustão - são realmente considerados peões pela Globo.
    No caso do Dener Pacheco tem dois agravantes: primeiro que ele não era filhinho de nenhuma celebridade ou nenhum magnata nacional; segundo porque ao que consta ele veio de uma família não abonada.

    Ele era meu conterrâneo, de Tubarão - SC, e o que dizem por lá é que ele era de origem humilde, até os 14 anos morou no bairro da Madre,onde nasceu a heroína Anita Garibaldi.

    Não assisto novela desde 1992, portanto não sei dizer se ele atuava bem ou não.

    Leia trecho de notícia sobre Dener publicada em novembro no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba:

    Natural de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, Dener assume que nunca foi fácil buscar oportunidades na televisão. Sua própria família, que assistia às novelas com ele, deu pouco incentivo. Fica sempre aquela ideia de que um cara de uma cidade pobre e pequena nunca vai conseguir algo bacana, atesta. E, infelizmente, o ator guarda em si a frustração de não ter mostrado para seus avós que poderia ter futuro no meio dos artistas que eles viam pela televisão. Ele morreu em janeiro e ela, logo depois, em fevereiro. Esse era o meu maior medo, mas aconteceu, lamenta Dener, que quatro meses depois estava gravando Caras & Bocas no Rio.

    ResponderExcluir
  3. "não sei dizer se ele atuava bem ou não."

    Não! Ele não atuava bem. Posso dizer que normal para um ator iniciando na Malhação.

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria de jornal, que o Eduardo Tuba postou, mostra claramente o que as pessoas buscam: um sonho, que poucos alcançam.

    ResponderExcluir
  5. Essa tal Miriã Souza que escreveu esse post SONHA em trabalhar na globo que é onde estão os melhores profissionais, mas num conseguiu e fica criticando a emissora. Willian Bonner é 10 e você é 0... é simples! Quer dizer que lar doce lar do caldeirão do huck é errado... ilude as pessoas?? Aquilo é assitencialismo e lição de vida. Vai arrumar oque fazer... vc tá alienada mermo!!!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    É incrível! Esse é um exemplar que representa a maioria da população!

    Ninguém acredita quando uma voz se levanta para dizer que a Globo é uma fábrica de manipulação da massa para os interesses capitalistas.

    Por que será que eles não acreditam?

    Por que, como eles vão assistir suas novelinhas e seus jornaizinhos que explicam o que botar na mochila do filho, sabendo que são alvo de manipulação. Seria no mínimo um desconforto, para não dizer uma completa frustação.

    Dizer que a Globo serve a interesses de megaempresários, do capitalismo, do governo, da religião alienante, isso é conto da carochinha!

    A verdade, a verdade mesmo, é que você tem que ser bonzinho para que sua vida não seja trágica igual ao personagem da novela. Se você for bonzinho, vai ter um belo romance e vai ter uma vida de riquezas, e toda sua família vai ser feliz, exceto aquela sua prima que tentava te puxar o tapete.

    Espero que mais alienados dêem sua contribuição, esse é um espaço para você também, se não quiserem passar vergonha podem opinar como anônimo.

    E não percam o Jornal Nacional dessa noite, caros Homer Simpson.

    ResponderExcluir

 
▲ TOPO ▲