Tuba Livre a todo vapor no Facebook

domingo, 11 de outubro de 2009

Concurso para professor do Estado do Maranhão


Saiu o edital do concurso do estado do Maranhão para professores, o que era muito esperado pelos profissionais da licenciatura (lógico, da engenharia é que não seria ). São abertas 5.320 vagas. Essas vagas estão distribuídas em um estado de 331.983,293km² de área.

Aí, Sarney, você me pergunta: "Mas por que um município de 7.000 habitantes vai precisar de professor, se ele não tem nem escola? Ou pra que eu vou botar um quadro completo de prefessores formados (formados, ainda!) em um município de 10 a 12 mil habitantes? Isso é desperdício!"

As vagas estão dividas ainda entre 30 categorias. Sendo assim, quem almeja prestar concurso para a capital, em uma função satisfatória como professor de ensino médio vai ter que se conformar com a seguinte distribuição de vagas:



Dá pra ler?
Só lembrando que o governo passou quatro anos estudando a dinâmica do ensino médio, as necessidades, a demanda do número de alunos etc e tal.

Pior do que o governo descobrir que Estado não precisa de tantos professores, é ver a condição humilhante dos licenciados em Educação Artística (Arte-Educação). Todo mundo conhece o estigma que pesa na nossa profissão, mas chegar a esse ponto... nãnnn. Isso é muito humilhação, nãnnn. O que eles querem dizer é que ninguém precisa de professor de artes mesmo. Arte-educador e nada são a mesma coisa! Nãnnn!


E qual a formação para exercer o cargo?


Curso superior em Educação Artística.


Ou...


Em Música, Dança, Teatro, Artes Cênicas, Artes Plásticas.


Ou ainda ,


"Curso Superior acompanhado de certificado obtido em Programa Especial de Formação Pedagógica com habilitação na disciplina Educação Artística ou Artes".


Ou seja, qualquer um!


Mas essa última é uma exigência para todas as áreas: você não precisa fazer um curso de licenciatura em área específica, basta você fazer um curso superior em qualquer área e depois fazer um curso qualquer de preparação para o magistério(curso de "como dar aula").


Também, não querendo ser egoísta, vejamos os colegas que estão em situação semelhante como educação física, história e geografia, depois de quase dez anos sem concurso na área, com essas duas vagas eles devem estar é putos!

4 comentários:

  1. hahahaha
    Imagino como foram produtivos os 4 anos de pesquisas pra descobrir quantos professores o maranhão precisava, acho que foram os professores da educação artística, pq peloamordedeus, 4 anos?????

    prefiro prestar pra gari:
    http://ctamezuando.wordpress.com/2009/10/22/concurso-para-garis-atrai-22-mestres-e-45-doutores-no-rio/

    ResponderExcluir
  2. Quem manda não fazer Física, matéria pela qual ninguém fica desempregado!

    ResponderExcluir
  3. maria de jesus da cunha carvalho21 de novembro de 2009 07:45

    santa ignorancia!!!!!
    não é so de fisica que o aluno precisa caro colega,muito pelo contrario…

    ResponderExcluir
  4. realmente não e so de fisica que o aluno precisa….mais isso não quer diser que esse comentario seja uma ignorancia………..

    ResponderExcluir

 
▲ TOPO ▲