Tuba Livre a todo vapor no Facebook

sábado, 19 de setembro de 2009

Sobre o Google


Você quis dizer: haja paciência

De que o Google é o melhor site de busca da internet ninguém tem dúvidas. Mas quem nunca se injuriou pesquisando alguma coisa e não achou nada semelhante. Você começa pensando que o termo que está usando não está adequado. Depois começa a ter certeza que ninguém nunca colocou, na net, nada a respeito do que você está procurando.

Então começam a fazer manuais sobre o Google, pois o mesmo tem uma linguagem - que quase ninguém conhece. Então, para procurar algo como “churrasquinho” e não quiser encontrar “churrasquinho de gato”, terá que colocar “churrasquinho - gato”. Aí, quem sabe, tenha mais sorte.

Ainda tem o fato de você colocar um termo que é o mais específico que pode haver, mas o sistema ordinário acha que você precisa de algo mais. Se digitar a expressão “Oscar 2009”, encontrará “Oscar 2009”, lógico, mas também Oscar 2008, 2007, 2006, 2000, 1999, Gladiador, Titanic, Tomates Verdes e Fritos, Ben Hur... Encontrará quando foi entregue a primeira estatueta e se confundirá achando que todo ano a Julia Roberts ganha um Oscar.


Se você pesquisar “sociedade” encontrará “sociedade dos poetas mortos” ou “sociedade dos anéis”; “ casados”, encontrará receita para “bem casados”; “pink”, vai encontrar uma lista de sites pornôs e sex shops, mas nada sobre a cantora Pink; se colocar “fases da lua” saberá que o próximo filme da série “Crepúsculo” está para chegar aos cinemas.


O site, ainda, dotado de sua onisciência, te corrige quando você não diz o que realmente quer. Porque ele sabe o que você quer, você não. Ele diz o que você quis dizer e não disse.



E quando você pensa que tem tudo à sua disposição, ainda tem a opção “estou com sorte”. No início todos podiam pensar: "posso achar tudo o que eu quero no modo usual, e o que eu precisar de mais específico eu vou na opção 'estou com sorte'."

A ignorância vem de não saber interpretar o que lê. Se ele te dá a opção “estou com sorte”, é por que na outra você não está com sorte. Seria a opção “estou lascado”.



Pode conferir, como vai dar na mesma merda.

2 comentários:

  1. Não fale mal do Google, por favor! Eu coloquei no buscador a expressão apogeu da alienação e retornou imediatamente um trecho exatamente desse post, com a maior rapidez e eficiência.
    Tu precisava ver no tempo do Cadê e do Altavista, como as buscas eram mais difíceis do que as buscas daquele último Air France que caiu.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisar: Blogs legais

    Você quis dizer Blog do Roger Rodrigues, Blog Apogeu da alienação

    ResponderExcluir

 
▲ TOPO ▲